TORTA DE ATUM no liquidificador

Semana começando, espero que seja repleta de boas energias e hoje vamos de mais uma receita muito simples e rápida! Eu gosto de receitas que não precisam usar muitos equipamentos e que dão bons resultados, a massa dessa receita pode ser usada com diversos recheios, é uma receita base de poucos ingredientes que vai direto ao liquidificador e depois forno - e ainda fica com um aspecto lindo. Sempre me questiono sobre a origem das receitas, quantas alterações ela teve durante o tempo, para quem foi criada, quem comia determinada receita - eu tenho muita curiosidade e quando encontro um significado ou origem ganho mais vontade de reproduzir a receita pesquisada. Quanto a Torta de Liquidificador, eu fiz algumas pesquisas e achei bem interessante os resultados, quando entravamos no período da industrialização uma das principais ideias era a criação de equipamentos para economizar o tempo e aumentar a produtividade e essa industrialização ocorreu em diversos setores, incluindo o alimentício e o doméstico.

As tecnologias entraram na cozinha de uma forma muito rápida, mas havia a dificuldade de reproduzir as tradicionais receitas dentro desses equipamentos, havia dificuldade em trazer o modo de preparo da avó ou bisavó para as batedeiras planetárias, os liquidificadores, as picadeiras e assim por diante e para resolver isso as marcas começaram a comercializar junto com os seus produtos cadernos de receitas adaptadas e então as famílias podiam colocar o seu toque especial. Assim como o açúcar União, no passado e no Brasil, lançou o "Cozinhando com União", diversas marcas como Walita, Bosch, Philips e muitas outras trouxeram nos seus equipamentos livros de receitas e com isso elas entraram no nosso dia a dia e estão presentes até hoje.

Ingredientes
Para a massa:
- 200 ml de leite
- 3 ovos
- 100 ml de óleo vegetal
- 3 colheres de sopa de queijo ralado
- 1 colher de chá de sal
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
Para o recheio:
- 1 lata grande de atum em posta (+/- 385grs)
- 2 ovos cozidos e cortados em cubos
- 2 tomates cortado em cubos
- 100 grs de milho cozido (pode ser congelado ou de lata)
- ½ cebola cortada em cubos
- 150 grs de queijo ralado
- Ervas aromática que goste: salsa, cebolinha, coentros
- Sal e pimenta do reino

Vamos começar a receita desta vez pelo recheio, pois ele precisa estar frio para colocar sobre a massa.
- Escorra o atum e reserva. Em uma frigideira refogue a cebola e os tomates, adicione o milho e deixe cozer.
- Adicione o atum e a ervas, ajuste o sal e a pimenta. Desligue o fogo e deixe esfriar.
Para a massa:
- Pegue um liquidificador e coloque todos os ingredientes e bata bem até a massa ficar homogenia.
Uma dica é colocar todos os líquidos primeiro, no fundo do copo do liquidificador, e depois os secos e por último o fermento. Desta forma não força o equipamento a bater seco e correr o risco de avaria-lo.
Enquanto a massa bate, unte uma forma com um pouco de óleo e farinha, gosto de untar para poder desenformar. Despeje metade da massa na forma, espalhe por toda a massa o recheio de atum e os ovos picados. Cubra o recheio com o restante da massa e polvilhe o queijo ralado por cima. Leve ao forno médio (160-180 graus) por aproximadamente 30/40 minutos. Quando estiver bem dourada, desenforme e sirva!