RISOTTO, simples e delicioso!
Terça-feira e quarentena! Por aqui pessoal os dias da semana estão a passar muito rápidos, hoje já é dia 09 de fevereiro e ainda não temos muitas mudanças quanto ao confinamento ou término dele, mas as notícias estão sendo positivas e o governo de Portugal já começa a apontar novas estratégias, os números de casos estão a cair novamente! Desde ontem as temperaturas caíram um pouco, por mais que estamos no inverno, tivemos bastante chuva e hoje o dia foi de muito vento, consegui fazer uma caminhada no meio da tarde para oxigenar um pouco as ideias e acalmar a mente e quando voltei, estava cheio de fome e de frio e para mim não há nada melhor que um risoto para resolver esses problemas (:

O risotto é um prato prático e de muita versatilidade, hoje optei usar uns cogumelos frescos que havia comprado - gosto muito das opções e dos preços aqui em Portugal, são realmente muito baratos - e adicionar um pouco de rúcula, gosto do "azedinho" que a rúcula dá na comida. O risotto é um prato tradicional da cozinha italiana, já teve seus altos e baixos na restauração no Brasil e no mundo, uma receita que pode ser desde um prato principal a acompanhamento - e já tive a oportunidade até de prova-lo como sobremesa. Voltando a receita, há muitas formas de prepara-lo, para mim o importante é a escolha do grão - qual tipo de arroz você irá usar, pois alguns possuem mais amido que outros, isso interfere na cremosidade, e outro ponto importante é o preparo de um caldo bem saboroso, pois isso irá conferir sabor no cozimento do grão. Eu vou deixar aqui uma receita que gosto de usar e serve duas pessoas!

Ingredientes
Para o caldo
- 1,2 l Água
- ½ Cebola
- Talos de salsa/ coentros
- 1 Dente de alho
- 10 Pimentas do reino em grãos
- 1 Folha de louro
Para o risotto
- ½ Cebola cortada em cubos bem pequenos
- 2 colher de sopa de azeite
- 200g de arroz Carnaroli ou Arbóreo
- 300g Cogumelos (usei o portobello e champignon fresco - aqui em Portugal, são os cogumelos brancos) cortados em 4 partes
- ½ xícara de chá de vinho branco
- 100g de rúcula
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 100g de queijo parmeggiano reggiano ou grana padano ralado
- Sal e Pimenta do reino moída a gosto.

Modo de preparo - para o caldo de legumes
Numa panela grande, deixa-se dourar bem a cebola com os talos e os demais temperos, adicione-se a água e cozinhe por 15/20 minutos. Passe por uma peneira e reserve o caldo que será usado para cozer o arroz. Lembre-se que no caldo não se coloca sal.
Modo de preparo - risotto
Numa panela funda, refoga-se no azeite, a cebola e junte o arroz. Deixe dourar um pouco para que o grão aqueça por inteiro. Adicionar o vinho e deixar refogar um pouco para o álcool evaporar. Juntam-se, agora, os cogumelos, cobrindo com caldo de legumes. Aqui uma dica importante é sempre mexer o arroz para não grudar na panela, mas também não mexer demais, pois isso quebra o grão e fica uma pasta.
Quando o caldo evaporar, adiciona-se mais um pouco de caldo e repete-se isso por mais uma vez.
Quase no final da última etapa do caldo adiciona-se a manteiga e mexe-se bem. Retire do fogo e junte o queijo, a pimenta do reino moída e um punhado de rúcula - essa irá amolecer no meio do risotto e agregar sabor. Ajuste agora o sal caso seja necessário, mas lembre-se que aqui temos a manteiga e o queijo que já possuem sal.
Deve servir-se de imediato, polvilhado com pouco de rúcula fresca por cima que irá trazer frescor e crocância.
Fala-se muito do cozimento do grão de arroz, não pode ser duro nem mole demais e sim "al dente". Uma técnica que uso, é separar no meio do cozimento, uns grãos de arroz e apertar na ponta dos dedos, se ficarem entre dois e três pontinhos brancos, o arroz está com um ótimo cozimento. Já quanto à cremosidade, isso será de acordo com o gosto de cada um, pois na Itália encontramos risottos mais secos ou mais molhados, com caldo, dependendo da região que você comer.