MERENGUE, doce, torta ... Como você quiser!
Hey pessoal tudo bem por ai? Então, nesse final de semana que passou, eu tinha uma "dívida" para pagar a um amigo. Já faz um tempo que ele tem pedido que eu fizesse um Merengue, e o mais engraçado é que quando fui ver o tal do Merengue que ele falava me deparei com uma sobremesa da minha infância, aquele doce que a tia ou a vó faz para o almoço de domingo, ou para levar no jantar na casa de alguém. Vieram-me na cabeça muitas memórias boas, momentos de alegria e sorrisos, do tempo de passar com a família e amigos - ainda mais nesse período onde estamos limitados a muitas coisas, isso nos alegra um pouco mais.
Por uma rápida pesquisa na internet há muitas receitas, e o que elas têm em comum é o creme de leite e gemas, essa receita tem muitas variáveis, e algumas são bem complicadas por ser um creme muito delicado, queima na panela muito rápido, ou tralha quando colocamos as gemas, ou empelota quando entramos com o amido ou farinha enfim, cheio de pormenores, então deixar como faço, que acho uma forma simples e que me dá bons resultados.

Merengue ou torta de suspiros ou torta da vó... seja como você quiser!
Ingredientes:
- 2 latas de leite condensado;
- 1 medida da lata de leite;
- 1 cx de natas/ creme de leite;
- 3 gemas;
- 1 colher de café de essência de baunilha ou fava ou com aquilo que você quiser dar sabor - há receitas que você pode entrar com cacau em pó para fazer esse creme de chocolate;
- 1 colher de amido de milho ou farinha de trigo dissolvido em ½ copo de leite
- 350 grs de morangos lavados - aqui você pode por pêssego em calda, abacaxi, uvas e por ai vai.
- 100grs de suspiros - aqui em Portugal é muito comum encontrar nas pastelarias suspiros, devido à doçaria portuguesa ter o uso de muita gema, as claras são transformadas em suspiros que vão desde os pequenos ao lado das xicaras de café até base inteiras de doces para ser servido em fatias e assim como no Brasil há os coloridos e os com sabores, então escolha aquele que mais te agrada.

Modo de Preparo:
Pegue uma panela, coloque todos os ingredientes a frio, não se esqueça de diluir bem a farinha ou amido no leite, misture bem com um batedor de ovos - o fouet na gastronomia - e então leve ao fogo baixo. Nesse creme você terá que mexer sempre, pois ele tende a grudar ou queimar no fundo, então use o fogo baixo e faça movimentos circulares em toda a panela para não ficar resíduos em baixo que possam queimar.
E bom estar atento ao cozimento para perder o sabor de ovo cru e de farinha cru, então mexa bastante! Comigo fico entre 25 e 30 minutos, ele ira fazer bolhas, engrossar e ficar uma mistura homogenia. Após isso reservo.
Pego uma travessa que tenha as laterais altas, pois ele será montado em camadas, começo por quebrar alguns suspiros, depois como uma parte do creme, adiciono os morangos cortados e repito o processo novamente - suspiro, creme e morangos - gosto de finalizar com um pouco mais de morangos e umas folhinhas do próprio morango. Cubro com filme PVC e levo a geladeira por 4horas, então é só servir!
Desfrutem da receita, deixe seus comentários de como ficou e tudo vai ficar bem! Estamos todos juntos.